Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Selo da Loja

Por Quirino



Há um momento único na vida dos Maçons que passa despercebido por todos nós. Uma seqüência de falas e um ato que deve nos marcar e selar para o resto da vida. Após um ato de resignação, quando demonstramos a coragem de sangrar pela Ordem, fomos informados que seria gravada em nosso peito uma marca indelével (indestrutível/inextinguível), que nos tornará reconhecido por todos os Maçons da Orbe Terrestre. Muitos Irmãos relatam que neste momento pensaram que seriam marcados com ferro em brasa e alguns até esticaram o peito. Como materialmente/fisicamente a marcação se dá de forma mais simbólica do que operativa, os Irmãos não se dão conta de quão místico e poderoso é esta ação. Sempre reforço que a intenção dos meus artigos dominicais é despertar nos Irmãos a vontade de saber um pouco mais sobre o assunto, para que eles façam uma Prancha de Arquitetura e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.

O ambiente da internet não me permite aprofundar no tema, por isto, peço que pegue seu Ritual de Aprendiz na parte da Iniciação e vá guardando as “sementes” que vou semear e as faça germinar. O Oficial responsável pela Guarda do Selo da Loja cumpri sua missão e despertados por uma batida forte, ouvimos o Primeiro Vigilante. A primeira “semente” é uma pergunta: - Você sabe o que é uma graça? Pode ser um encanto, beleza, gostosura. Favor recebido, uma dádiva, ou concessão de bondade a alguém que não tinha direito. Quem sabe podemos especular graça como um perdão? Observe também por quantas vezes o Primeiro Vigilante se manifesta. A segunda “semente”, também é uma pergunta: - O numero das manifestações, lhe remete a que? A frase seguinte do Venerável Mestre é de uma ambigüidade fantástica. Ele dá uma coisa e diz que não serve para nada. A terceira “semente”, também é uma pergunta: - Como fica seu entendimento, se a primeira palavra da frase do Venerável Mestre for trocada para absolvição? Observem que na verdade não estamos, neste momento da iniciação, trabalhando o peito, mas sim o coração, não o externo, mas o interno. A referida marca que jamais deve se apagar no coração do Maçom, onde o Grande Arquiteto do Universo imprimiu o Selo da Caridade é o sentimento de angústia que devemos ter diante da miséria dos deserdados da fortuna. É o Selo da Loja que nos iguala, estamos despidos das vaidades e do luxo da vida profana.

A chancela que recebemos, nada mais é do que uma instrução de como devemos “selar nossa vida” Os egípcios acreditavam na vida após a morte. Após a morte física, a alma era encaminhada ao Tribunal de Osíris, onde O HOMEM É JULGADO PELAS SUAS AÇÕES. A alma tinha que provar para os deuses que tinha tido uma conduta guiada pelos princípios morais da sociedade. A quarta “semente”, também é uma pergunta: - Como está seu coração, meu Irmão? Na derradeira hora, ao prestar o último juramento e enfim realmente despido e despojado da matéria, SEU CORAÇÃO É MAIS LEVE QUE UMA PENA DE AVESTRUZ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares