Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Altos Corpos ou Graus filosóficos do REAA - Interstícios




Após ter completado 06 meses de Mestre Maçom, o candidato aos altos graus do REAA, do Supremo Grande Conselho  do Grau 33 do Brasil, tem os seguintes graus iniciáticos devendo respeitar os interstícios. Os demais Graus são comunicados, devendo ser estudados, para serem testados em breve data.
Veja a tabela abaixo:




GRAU 4, 9, 14, 15, 18,19
6 MESES CADA GRAU
GRAU 19, 22, 28, 30
4 MESES CADA GRAU
GRAU 30 ao 31
6 MESES
GRAU 31 ao 32
3 MESES
GRAU 32 ao 33
12 MESES

8 comentários:

  1. Qual a finalidade do interstício, uma vez que nos EUA a progressão se dá do 4 ao 33 em semanas apenas?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    após reflexões e debates, chegamos a conclusão que é para dar maior experiência e aprendizado nos graus, devido ao iniciado não passar somente pelo Grau. Concordamos que nos EUA, tem essa características nos diversos ritos professados, mas no entanto é uma prática de diversos países utilizarem esse tipo de interstício, para que os homens estudem e se aprimorem. Há uma linha que diz que é para acalmar o ímpeto e a vaidade dos homens, como fazem com os Rosacruzes, que também definem tais tempos. Assim espero ter trazido idéias a tal questionamento. Grato F.A.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, interstício não mede conhecimento maçônico. Pois, os estudos maçônicos dependem exclusivamente do maçom para se auto aperfeiçoar. Assim, pode ter 01 ano de um grau a outro, porém se o irmão não tem interesse em estudar, de nada adiantou o intersticio.

    ResponderExcluir
  4. Caro Dinno, tem razão... tudo dependerá sempre da vontade do Homem.

    ResponderExcluir
  5. Creio que deve haver interstício sim, os graus devem ser estudados com perfeição, isso de fazer os graus em uma semana pra mim não é maconaria.

    ResponderExcluir
  6. Desculpem os que não concordam, mas pra mim deve existir sim o tempo mínimo para cada grau, além claro de presença e trabalhos. Não acho que em pouco tempo (como citaram semanas) se tem como aprender ao ponto de galgar outro grau, o aprendizado deve ser gradual, constante ter tempo para ser assimilado, digerido em sessões.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o interstício sim pois fornece tempo para que o obreiro se aprimore em casa grau, caso assim o interesse. Temos que raciocinar com o irmão que quer realmente aprender o escopo de cada grau dando-lhe tempo para refletir e aprender o ensinamento neles contido. Não é porque vem dos EUA que é o correto, eles também podem errar.

    ResponderExcluir

Postagens populares