Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ouroboros, oroboro e uróboro é satanismo??? É mais divino que vc pensa ...

Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa "cauda" e βόρος (boros), que significa "devora". Assim, a palavra designa "aquele que devora a própria cauda". Sua representação simboliza a eternidade. Está relacionado com a alquimia, que é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro. É possível que o símbolo matemático de infinito (∞) tenha tido sua origem a partir da imagem de dois ouroboros, lado a lado.




Segundo o Dictionnaire des symboles o ouroboros simboliza o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, eterno retorno.

Albert Pike, em seu livro, Morals and Dogma [p. 496], explica: "A serpente, enrolada em um ovo, era um símbolo comum para os egípcios, os druidas e os indianos. É uma referência à criação do universo".

A forma circular do símbolo permite ainda a interpretação de que a serpente figura o mundo infernal, enquanto o mundo celeste é simbolizado pelo círculo.

Noutra interpretação, menos maniqueísta, a serpente rompe uma evolução linear, ao morder a cauda, marcando uma mudança, pelo que parece emergir num outro nível de existência, simbolizado pelo círculo.

Para alguns autores, a imagem da serpente mordendo a cauda, fechando-se sobre o próprio ciclo, evoca a roda da existência. A roda da existência é um símbolo solar, na maior parte das tradições. Ao contrário do círculo, a roda tem certa valência de imperfeição, reportando-se ao mundo do futuro, da criação contínua, da contingência, do perecível.

O ouroboros costuma ser representado pelo círculo. O que parece indicar, além do perpétuo retorno, a espiral da evolução, a dança sagrada de morte e reconstrução.



Pode-se referir que o ouroboros, ou símbolos semelhantes, constam de obras alquímicas, nas quais significa “alimenta este fogo com fogo, até que se extinga e obterás a coisa mais estável que penetras todas as coisas, e um verme devorou o outro, e emerge esta imagem”. Isto, após uma fase em que pela separação se divide o um em dois, que contém em si mesmo o três e o quatro, “... é um fogo que consome tudo, que abre e fecha todas as coisas”.

Registre-se ainda, na tentativa de avançar pistas para a raiz etimológica da palavra “ouroboros”, que em copta “ouro” significa “rei” e em hebraico “ob” significa “serpente”.

Se o segundo símbolo constante da nossa imagem for uma alcachofra, diga-se que esta é tida por alguns o análogo vegetal da fénix, pois após ser submetida ao calor a sua flor perde o colorido e fica totalmente branca, posto o que renasce.

Geralmente, nos livros antigos, o símbolo vem acompanhado da expressão "Hen to pan" (o um, o todo). Remete-se assim, mais uma vez, ao tema da ressurreição, que pode simbolizar o “novo” nascimento do iniciado.

Em relação a certos ensinamentos do budismo tibetano (como dzogchen e mahamudra), pode-se esboçar uma maneira específica para vivenciar (em estado meditativo) este ato de "morder a própria cauda". Por exemplo, ao perceber-se num estado mental atípico (além das formas habituais) procurar olhar a si mesmo.




Assim, esse antigo símbolo alquímico grego de uma serpente comer sua cauda. A obra mística The Chrysopoeia de Kleopatra tem um desenho da serpente Ouroboros comer sua cauda, com o texto "Um é tudo". Outro emblema ilustra os símbolos de ouro, prata e mercúrio entre dois concêntricos círculos com o texto "Um é a serpente que tem seu veneno de acordo com duas composições" e "um é tudo e através dele é tudo e por ele é tudo e se você tiver não tudo, tudo é nada." O símbolo do Ouroboros também foi interpretado como a unidade da sacrificer e sacrificado, relacionadas com o simbolismo da vida mística.



A símbolo remonta à cultura Mesolítico (Azilian) e apareceu no simbolismo do número de corridas. O texto gnóstico Pistis Sophia, descreve o disco do sol como um grande dragão com o rabo na boca. O escritor do século IV Horopollon afirmou que os egípcios representavam o universo como uma serpente devorando sua própria cauda, um símbolo da eternidade e da imortalidade, uma imagem também encontrada em gemas gnósticas.



Em alquimia, o dragão cauda-comer representou o guardião do Tesouro místico, simbolizado pelo sol. Alquimia foi destruir ou dissolver este guardião como um estágio no sentido de conhecimento sobre este tesouro.



Possivelmente o familiar símbolo Yin-Yang chinês está relacionado com a serpente devorando cauda — aqui os princípios masculino-feminino em toda a natureza realizam-se em equilíbrio.



imagens extraídas de
"Le Monde à travers les OUROBOROS" - Serpents ou dragons qui se mordent la queue

14 comentários:

  1. Excelente texto. Muito esclarecedor. É muito bom saber que as pessoas ainda se interessem pelo mistico, não apenas destroçam o saber com crendices populares. Parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feita a página, e fecundo o colorido de sua magia. Ainda assim, as informações são claras e substanciais. Num tempo de tanta pobreza intelectual e espiritual, de materialismo grosseiro e obscurantismo, um sítio como este nos renova a esperança e a disposição. Felicitações cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos as palavras ... logo concito e convido aos amigos leitores que mandem para nós, seus trabalhos para publicarmos...
    Até a próxima...

    ResponderExcluir
  4. Malditos templário.
    Nada é verdade, tudo é permitido.
    Viva os ASSASSINOS

    ResponderExcluir
  5. OLá!!! tudo bom para vocês, tenho mais uma informação sobre este tópico, um bom tempo atrás passei por uma situação muito difícil trabalhando em frente a uma escola eu e um parceiro fomos pegos de assalto por seis elementos pelo menos quatro armados, era fato não haveria nenhum sobrevivente a ação.
    Ao me espantar com o primeiro que entrou no corredor estava com uma pistola entrou no meio dos alunos e pais.
    tentei puxar minha arma da cintura pois tinha um mal pressentimento que aquele dia seria difícil.
    Fui alvejado duas vezes não percebi onde, mas tomei uma atitude bem rápido enquanto o colega travou e também foi alvejado.
    Corri do local o colega atirou nas cegas não acertou seu alvo, quando decidi parar de recuar e com novo posicionamento, o agressor estava na minha frente recarregando a pistola, disparei em sua direção dois e depois sequenciado.
    Um dos dois disparos acertou a agressão eminente, somente assim foi cessada a progressão do combate tive que aguardar a chegada do colega que passou por mim, procurei abrigo e recarreguei.
    Claro não estava mais no local, este acontecimentos aconteceram no jardim Ângela em 2004 na frente de uma escola municipal 'Mário Marques de Oliveira".
    O que tem haver, bom quando tomei de conhecimento e estudar tudo que foi relacionado inclusive relembrar todos os detalhes.
    Cheguei até no estudos dos Anjos ou exército de Deus, que todos temos um Anjo da guarda e precisamos estar sempre perto deles e esquecemos muitas vezes, o meu é chamado de Lelael está em estudos Hebraicos este é um tipo de General e nestes postos hierarquicos é lhe concedido uma arma tanto de defesa quanto de ataque neste caso o "Oroboros" tem um significado de reverter os capítulos de um combate ou guerra quando tudo parecer perdido haverá uma reversão total no resultado final.
    Tirando um pouco desta história, também pode ser considerado algo herdado por Deus que poucos sabem e somente alguns são agraciados no momento e hora certa.
    Agradeço a oportunidade.
    Valeu!!! Sérgio

    ResponderExcluir
  6. href="https://istanbulolala.biz/">https://istanbulolala.biz/
    MBB3

    ResponderExcluir

Postagens populares