Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

domingo, 1 de janeiro de 2012

Chegou Janeiro de 2012!!!

E Janeiro chegou....










Assim como em Roma, Grécia, Israel, Zoodíaco o ano sempre começou no Equinócio de Março (primavera no Norte e outono aqui para nós sulistas). Mas os Romanos dedicaram a Janus, Deus do tempo, que possuía as chaves do Tempo e 2 faces - uma que olhava para o futuro e outra para o passado, o mês de Janeiro. Porquê?



A resposta a isto está no natal! Sim, eles não conheciam Jesus- o Cristo, que nem sequer havia nascido, mas conheciam o Solstício de dezembro (dezembro= décimo mês, novembro+ nono mês, etc) e o Sol Vencedor, que mais tarde viria a ser comemorado pela Igreja Católica e por consequência toda a cristandade, como o Natal de Jesus. E o Sol Vencedor era a esperança no futuro, portanto nada mais óbvio que colocar o mês dedicado ao Deus que controlava o Futuro próximo a Data da Esperança,. Para ser mais exato 7 luas ou uma semana após o Solstício...



Assim Janeiro carrega consigo a esperança do futuro!



Porém, sempre tem um porém, Janus não tem olhos para o presente. Mira apenas o passado e o futuro! Porquê?



Neste Símbolo Divino (“Tudo são simbolos... “ - F. Pessoa) os Romanos com certeza gostariam que víssemos algo, mas oquê?



Tentemos uma explicação: Janus olha para o Futuro, e também para o Passado, e não tem olhos para o presente. Será que isto poderia ser porque de nossas ações passadas dependeria nosso futuro, ou como os Hindus preferem a lei do Dharma e Kharma? Se assim for deveremos entender o Kharma/Dharma não como castigo/prêmio, mas como resultado de nossas ações. E quanto ao presnte? Bem os Romanos confiavam seus destinos as Parcas, mas não ignoravam que os Homens eram dotados de Livre Arbítrio! Ou seja: Janus confirmaria a máxima Gnóstica - FAÇA TUDO O QUE QUIZERES, MAS LEMBRE-SE QUE SERÁS O ÚNICO RESPONSÁVEL POR TODOS OS TEUS ATOS! confirmando que nosso Passado, determinará nosso futuro, que nosso Dharma/Kharma depende de nosso PRESENTE!



Muito Sábios estes Romanos colocando o Deus do Passado/Futuro próximo a data da Esperança, e deixando que os homens assumissem a inteira responsabilidade pelo presente!



E oque isto tem a ver com nós do século XXI? Talvez nada, e certamente tudo. Afinal no início do mês de Janus/eiro fazemos nossas listas, compromissos morais para o futuro e balanço do tempo passado. Pena que nos esqueçamos da RESPONSABILIDADE nossa pelo momento presente....



Assim meus estimados IIr.´. , neste mês de Janeiro façamos nossas listas com os erros e acertos do passado, com os esperançosos compromissos futuros, mas não nos esqueçamos de responsavelmente vivermos o presente, porque Janus/eiro não vê o presente! O presente é nosso e de ninguém mais.



Como os Enciclopedistas, também nossos IIr.´. , cumprimentemo-nos dizendo: Carpe Diem – Aproveite o dia, mas respondamos para nós mesmos como os Beneditinos: Memento Mori - Lembre-se da Morte! Aproveite o dia, mas faça-o certo, porque este pode ser seu último dia!



Que 2012 nos encontre a todos: Que mais poderia eu desejar a todos?



do Ir.´. Edvaldo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares