A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem três objetivos principais em sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida eterna àqueles que o ingerissem.
Ambos estes objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mítica que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, o homunculus. É reconhecido que, apesar de não ter carácter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.
Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Longa Vida e a pedra filosofial são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser consideradas substâncias reais. Há pesquisadores que identificam o Elixir da Longa Vida como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Yoga.
Alguns, influenciados pelo conhecimento científico moderno, atribuam à alquimia um caráter de "proto-ciência", devemos nos lembrar que ela tem mais de religião que de ciência. Assim, ao contrário da ciência moderna que busca descobrir o novo, a alquimia preocupava-se com os segredos do passado, e em preservar certo conhecimento antigo.
Parte desta confusão de tratar a alquimia como proto-ciência é conseqüência da importância que, nos dias de hoje, se dá à alquimia física (que manipulava substâncias químicas para obter novas substâncias), particularmente como precursora da química.
No entanto, muito do trabalho alquímico relacionado com os metais era apenas uma metáfora para um trabalho espiritual. Torna-se mais clara a razão para ocultar toda e qualquer conotação espiritual deste trabalho, na forma de manipulação de "metais", se nos lembrarmos que na Idade Média qualquer um poderia ser acusado de heresia, satanismo e outras coisas, acabando por ser perseguido pela Inquisição da Igreja Católica.
Como ciência oculta, a alquimia reveste-se de um aspecto desconhecido, oculto, místico e mítico. Muitos dos textos alquímicos, rebuscados e contraditórios, devem ser entendidos sob esta perspectiva, mais interessados em esconder que em revelar.
A própria transmutação dos metais é um exemplo deste aspecto místico da alquimia. Para o alquimista, o universo todo tendia a um estado de perfeição. Como, tradicionalmente, o ouro era considerado o metal mais nobre, ele representava esta perfeição. Assim, a transmutação dos metais inferiores em ouro representa o desejo do alquimista de auxiliar a natureza em sua obra, levando-a a um estado de maior perfeição.a alquimia vem se esenvolvendo nos tempos modernos.
Portanto, a alquimia é uma arte filosófica, que busca ver o universo de uma outra forma, encontrando nele seu aspecto espiritual e superior!
A alquimia se baseia na "Troca Equivalente", para se criar algo era preciso dar algo de igual valor. O mesmo principio é usado hoje em dia, "Na natureza nada se cria nada se destroi, tudo se transforma."
Alguns opinam que a palavra "alquimia" vem da expressão árabe "al Khen" (الكيمياء ou الخيمياء de raiz grega, "elkimya"), que significa "o país negro", nome dado ao Egito na antiguidade, e que é uma referência ao hermetismo, com o qual a alquimia tem relação. Outros acham que está relacionado com o vocábulo grego "chyma", que se relaciona com a fundição de metais.
Podemos dividir a história da alquimia em dois movimentos independentes: a alquimia chinesa e a alquimia ocidental, esta última desenvolvendo-se ao longo do tempo no Egito, Grécia, Roma, Índia, mundo islâmico, e finalmente de volta para a Europa.
Na China a alquimia estaria associada ao Taoísmo. Também a filosofia védica na Índia ao redor do ano 1000 a.C. apresenta semelhança com as idéias dos alquimistas.
No Egito antigo ela era considerada obra do deus Thoth, também conhecido por Hermes Trismegistus, por isto o termo hermetismo esta associado à alquimia.
Na cidade de Alexandria, no Egito, onde floresceu nos primeiros séculos da era cristã, a alquimia recebeu influência do neoplatonismo, que diz que a matéria, apesar de múltiplas aparências, é formada por uma substância única, sendo esta a justificativa para a possibilidade da transmutação. Assim, o processo alquímico é obtido pela fusão dos quatro elementos fundamentais da antigüidade: fogo, ar, água e terra.
Foi graças às campanhas de Alexandre, o Grande que a alquimia se disseminou em todo o oriente. E foram os muçulmanos que a levaram novamente para a Europa, particularmente para a Espanha ao redor do ano de 950. Assim, este florescimento da alquimia na península Ibérica durante a Idade Média está relacionado com a forte presença da cultura oriental, muçulmana, mas também com a cabala judaica, com a qual a alquimia tem relação.
Durante a Idade Média muitos alquimistas foram julgados pela Inquisição, e condenados à fogueira por alegado pacto com o diabo. Por isto, até os dias de hoje o enxofre, material usado pelos alquimistas, é associado ao demônio.
A história mais recente da alquimia confunde-se com a de ordens herméticas e religiosas, como a Ordem do Templo e os rosacruzes.
Bem Vindo!!!
Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.
Trabalhem para a Grande Obra.'.
Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.
Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.
Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.
Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.
"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"
Trabalhem para a Grande Obra.'.
Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.
Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.
Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.
Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.
"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. O nome vem do g...
-
Após ter completado 06 meses de Mestre Maçom, o candidato aos altos graus do REAA, do Supremo Grande Conselho do Grau 33 do Brasil, ...
-
PORQUE OS MAÇONS DEVEM USAR ROUPAS PRETAS! Vimos que as superfícies brancas funcionam como um espelho, refletindo totalmente a l...
-
LÍNGUA MAÇÔNICA. por Irmão Quirino Será que o Irmão Quirino vai discorrer sobre o órgão muscular relacionado ao sentido do palad...
-
S. André, 1º discípulo. 1. História - Era um dos Apóstolos de Jesus, o Nazareno. - Após a dispersão dos apóstolos, evangelizou pela A...
Contato
Envie-nos sua opinião!!!
cavaleirosdesantoandre@bol.com.br
No Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Cavaleiros-Templ%C3%A1rios-de-Santo-Andr%C3%A9/255845254480662
Obrigado!!!
cavaleirosdesantoandre@bol.com.br
No Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Cavaleiros-Templ%C3%A1rios-de-Santo-Andr%C3%A9/255845254480662
Obrigado!!!
Maçônicos
Capítulo Fraternidade nr 17 - Maçons do Real Arco de Juiz de Fora
Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República do Brasil
Cavaleiros de S. André
Masonic World
Capítulo Demolay nº33 Juiz de Fora
BRASIL
GLM Minas Gerais
Lojas Maçônicas Brasileiras
AFRICA
Grand Lodge of South Africa
Grand Lodge of Togo
Grand Lodge of Benin
AMERICA DO NORTE
Grande Lojas Norte-Americanas
Lojas Maçônicas Norte-Americanas
Grand Lodge of Canadá
AMERICA LATINA
Gran Logia de la Argentina
Gran Logia del Peru
Gran Logia del Uruguay
Gran Logia del Chile
Gran Logia of Bolivia
ASIA
Grand Lodge of Turkey
Grand Lodge of Israel
Grand Lodge of India
Grand Lodge of Iran
EUROPA
Grand Lodge of England
Grand Lodge of Scotland
Grand Lodge of Ireland
Grande Loja Legal de Portugal
Gran Logia del Espanha
Grand Lodge of France
Gran Loggia Regolare Italia
Grand Lodge of Belgica
Grand Lodge of Netherlands
Grand Lodge of Austria
Grand Lodge of Germany
Grand Lodge of Switzerland
Grand Lodge of Czech Republic
Grand Lodge of Polsk
Grand Lodge of Malta
Grand Lodge of Grecia
Grand Lodge of Serbia
Grand Lodge of Romania
Grand Lodge of Bulgary
Grand Lodge of Russia
Grand Lodge of Lithuania
Grand Lodge of Norway
Grand Lodge of Finland
Grand Lodge of Sweden
OCEANIA
Grand Lodge of South and NorthEast of Australia
Grand Lodge of Fillipinas
Grand Lodge of New Zealand
BRASIL
AFRICA
AMERICA DO NORTE
AMERICA LATINA
ASIA
EUROPA
OCEANIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário