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sábado, 5 de maio de 2012

Die Zauberflöte ou Flauta Mágica


Die Zauberflöte – A Flauta Mágica - é uma ópera em dois atos de Mozart com libreto alemão de Emanuel Schikaneder.




Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756, pelas 20h00, na cidade de Salzburgo, na Áustria, o último dos 7 filhos de Leopold Mozart e Anna Maria Pertl Mozart, tendo sido batizado um dia depois, na Catedral de São Ruperto, com o nome latino de Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb


Mozart. Mozart passou a vida mudando a forma como se chamava e como era chamado pelos outros , principalmente quanto a Gottlieb que quer dizer “ que ama a Deus” por isso empregar outros nomes tais como : Amadeus e Theophillus – amigo de Deus , de seu avô ) . A opera estreou no Theater auf der Wieden , em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. Emanuel Schikaneder era companheiro de loja Maçônica de Mozart. À época, por influência da Revolução Francesa, a maçonaria adquiria simpatizantes ao mesmo tempo que era perseguida. A ópera apresenta a filosofia da Iluminação. Algumas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. O conceito de igualdade da Revolução Francesa transparece na ópera quando, questionado se Tamino, por ser um príncipe, suportaria as duras provas exigidas para entrar no templo? Sarastro responde por ele que " mais que um príncipe, é uma pessoa ". Vide os Catecismos Maçonicos da época.O que é um Maçom ? Um homem ..-


The Mystery Laid Open . 1726

FLAUTA MAGICA - OPERA EM DOIS ATOS

Personagens

Tamino (príncipe egípicio) - tenor
Pamina (filha da Rainha da Noite) - soprano lírico
Sarastro (sacerdote de Ísis e Osíris) - baixo
Rainha da Noite - soprano
Papageno (caçador de pássaros) - barítono
Papagena (prometida à Papageno) - soprano
Monostatos (mouro à serviço de Sarastro) - tenor bufo
Orador  - baixo
Dois Sacerdotes - tenor e baixo
Três Rapazes - sopranino e alto
Três Damas - soprano e alto

Sinopse

Há dois casais que se formam na ópera, Papageno-Papagena, simbolizando o lado comum da humanidade, e Tamino-Pamina, simbolizando o iniciado. O contexto é uma luta entre a Rainha da Noite, que ambiciona o poder, e Sarastro, o grande sacerdote que só pratica o bem. Para Sarastro trabalha, porém, o mouro Monostatos, que
tenta seduzir Pamina e se alia à Rainha da Noite.
A obra começa com Tamino perdido na floresta, onde encontra Papageno, um homem alegre que aprecia os prazeres da vida e trabalha para a Rainha da Noite. Deste encontro Tamino fica sabendo que Pamina, filha da Rainha da Noite, foi sequestrada por Sarastro e, apaixonado pela sua beleza, decide resgatá-la.
Na seqüência, ambos passam por várias provas antes de poderem se encontrar. Papageno também passa por um tipo de prova antes de encontrar Papagena, e este contraponto cómico do homem comum que se comporta de modo diferente do príncipe diante das adversidades, é o lado cômico que faz esta ópera tão popular.
Esta obra está repleta de simbolismo maçônico. É possível encontrar muitas semelhanças com a Suíte Peer Gynt nº 1 de Edvard Grieg. No livro "A filha da noite", a escritora Marion Zimmer Bradley reconta em prosa esta história, em que os apaixonados lutam contra as forças do mal e a Rainha da Noite, Mãe de
Pamina, para se purificarem e alcançarem a sabedoria juntos.
 

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