Os ocultistas usam incenso, devido aos efeitos que ele propicia no seu desenvolvimento místico, para fins de Meditação e Harmonização Cósmica:
Efeito Psicológico - Decorre do simbolismo do uso do incenso, isto é, a fumaça do incenso, evolando-se e desvanecendo-se no ar, é o símbolo da ASCENSÃO DA CONSCIÊNCIA E SUA HARMONIZAÇÃO CÓSMICA. O simbolismo provém da interação, por analogia e segundo a Lei do Triângulo, entre o fato físico da fumaça se elevar, desaparecer no ar, o ideal e desejo do místico de elevação de sua consciência e harmonização do Plano Cósmico. Podemos também considerar o efeito psicológico do simbolismo do fogo, representado pela brasa do incenso. O fogo representa e sugere luz e transmutação.
O efeito é o despertar desse ideal na mente do místico, propiciando o seu desenvolvimento. O fato de que isto seja feito habitualmente, sob forma de ritual, desencadeia instantâneamente aquele despertar.
Efeito Sensorial - É o mais evidente e consiste na sensação de consciência agradável provocada pela fragrância do incenso. Trata-se então de um recurso dirigido ao sentido do olfato.
Efeito Psíquico - A vibração do incenso pode estimular as funções dos centros psíquicos ou glândulas que regem o fluxo das energias cósmicas no sistema nervoso humano. O resultado é a ativação desses centros psíquicos, o que estimula o despertar místico. E há o efeito do incenso no ambiente, modificando seu estado vibratório e tornando-o mais apropriado
Nenhum comentário:
Postar um comentário