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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os Mistérios de Abramelin

 

 

Assim, agora você viu a Operação de Abramelin na forma original. Neste ponto, nós podemos continuar adiante e podemos perguntar: o que acontece nos bastidores? Quais são suas filosofias fundamentais e como tudo funciona? Nós já vimos algumas pistas: uma troca no estilo de vida, esgotamento mental, isolamento, e rompimento de padrões habituais que em tudo contribuem ao estado de consciência alterada necessário, e à morte do ego.
Apenas destacando, nós vimos algo sugerindo o simbolismo de morte-renascimento solar que atravessa os três dias da convocação dos espíritos bons. Quando voltamos atrás e olhamos para o quadro maior da Operação, podemos ver o Sol que espia por muitas aberturas sutis no simbolismo.
Para começar, a purificação de seis meses inicia no equinócio de primavera (Páscoa) e fins no equinócio outonal (Banquete dos Tabernáculos) - Veja Livro II, Ch. 5 - os equinócios marcam duas estações muito específicas do Sol, crescendo e minguando ao longo do ano - quando o comprimento do dia e noite é igual. No equinócio de outono, é finalmente destronado o Sol impiedoso do verão - e os dias começam a se tornar mais curtos quando o inverno chega. Mas ao equinócio de primavera, o Sol colhe a escuridão uma vez mais - e os dias se tornarão mais longos e mais quentes continuamente até que o Sol começa a minguar mais uma vez. O Rito de Abramelin, então, começa no religiosamente equinócio primaveril importante, quando o Sol leva o Trono do Céu e começa a aumentar em poder. Vai até um fim quando o Sol é morto - e até tudo termina com um funeral Solar.
Note-se também, as observâncias diárias no Oratório são baseadas no curso diário do Sol do Oriente para o Ocidente - amanhecer, meio-dia, e crepúsculo. Neste mesmo caminho, poderia mencionar as permutações dos quatro Espíritos Familiares novamente - como eles são baseados nas quatro "estações diárias" do Sol ao redor do horóscopo. A Lâmpada é um símbolo solar - a incorporação do Sol Invisível do Espírito. Até mesmo são atribuídos os ingredientes para o Incenso Santo com correspondências Solares. Dormir durante o dia, e também operar magia à noite, são proibidos a menos que absolutamente necessários - como se fosse necessário ter a Luz do Sol presente para trabalhar a magia. (Na seção dele no cronômetro mágico, insiste Abraham, que um planeta só tem poder quando está acima do horizonte.)
O Santo Anjo Guardião foi tradicionalmente associado com a imagem Solar[6]. O Anjo é o representante direto de Deus na vida do aspirante, da mesma maneira que o Sol é o representante de Deus entre os Planetas. (Por exemplo, a Lâmina do Sol no Tarô [Arc. XIX] pode ser interpretada como o Anjo da guarda que assiste em cima do custo jovem dele.) Também, note como há doze Príncipes de Inferno listados neste texto, com um Anjo os governar - como se em reflexão dos doze Sinais do Zodíaco e o Sol que os governam. (Isto solar-zodiacal imagem é comum - como as 12 Tribos de Israel e Levi, os 12 Apóstolos e Jesus, etc. Esta é a base para associações modernas entre o número 13 e o oculto.)
O mito fundamental contido no livro de Abramelin é semelhante ao da Goetia e de outros grimórios medievais. É dito que os espíritos infernais são o elenco de Anjos na terra depois que a rebelião frustrada de Lúcifer. Como parte do castigo pelo assalto ao Trono de Deus, eles foram destinados viver entre e servir a vontade humana. (Há exemplos em xamanismo Oriental e Ocidental, de auxiliar espíritos que são obrigados a servir por karma negativo e erros do passado.) Por causa dessa servidão forçada, diz o Abraham, estes demônios ameaçam os humanos em todas as oportunidades. Porém, eles podem ser controlados por homens santos. Para realizar isto, a pessoa poderia ser ordenada pela Igreja como um Exorcista. Ou, com Abramelin, a pessoa poderia invocar o Santo Anjo Guardião a fim de comandar espíritos menores.
Claro que, a história da rebelião de Lúcifer no céu é principalmente Cristã. Há paralelos com isso na lenda judia e árabe, mas estes provavelmente ocorreram devido à influência da versão da história Cristã. Além disto, na versão judia, os Anjos rebeldes não se tornaram demônios quando lançados para Terra. Eles podem ter sido castigados por Deus, e decidiram fazer coisas cheios de ira, mas permaneceram Anjos firmemente a serviço de Deus. Demônios judeus, por outro lado, são criaturas elementais como qualquer outra - nem todo melhor ou pior que um tigre ou lobo. (Na maior parte, eles representam espíritos comuns da Natureza. Eles são chamados Jinn em árabe.)
Abramelin ainda descreve os espíritos como Anjos caídos e como demônios humildes a serviço do Homem. Enquanto eles são obviamente espíritos dúbios, naturais e infernais - alguns deles bons e alguns ruins - o texto os trata tudo como se eles fossem infernais. Isto é claramente influência Cristã. Como é comum em tais grimórios clássicos, uma filosofia de lógica xamânica foi vestida por cima de um dogma Cristão. Isso cria contradições básicas que simplesmente devem ser ignoradas. Neste caso, significa que Lúcifer, Satanás, Leviatã, e Belial regem todos os espíritos elementais e infernais - o amigável e o prejudicial. (Isto os faz mais neutros ao serem operados, enquanto o texto insiste que eles são maus). Alguém que tornou-se santo ganhando o Conhecimento e a Conversação do Santo Anjo Guardião desfrutará a autoridade de comando sobre todos eles.

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