Explorando a Magia Sagrada de Abramelin, o Mago
Por: Aaron Leitch e-mail: aaron@leitch.net
Copyright(c)2004 C." Aaron Jason" Leitch
Home-page: http://kheph777.tripod.com
Tradução e Notas: Frater Goya (Anderson Rosa)
Enviarei um anjo adiante de ti para te guardar no caminho e te fazer entrar no lugar que eu preparei. Presta-lhe atenção e ouve a sua voz. Não deves contrariá-lo. Ele não suportaria a vossa revolta, pois nele está o meu nome. Se ouvires a sua voz e fizeres o que eu digo, serei o inimigo dos teus inimigos e o adversário dos teus adversários. [Êxodo 23: 20-22]
Hoje nós conheceremos o Santo Anjo Guardião. Muitos professores de vários caminhos espirituais dão ênfase a importância deste ser misterioso, enquanto cada um deles tende a traduzir algo diferente pelo termo. Em muitos casos, os povos estão recorrendo há pouco a um tipo de guarda-costas Angelical que os mantém (especialmente as crianças) protegidos dos perigos. Em outros exemplos, é tratado como um tipo de construção metafórica construída para as verdades espirituais mais profundas - uma incorporação de todas as coisas boas numa pessoa. Estudantes do Ocultismo Ocidental moderno poderiam estar mais familiarizados com a equação do Santo Anjo Guardião e o próprio Eu Superior da pessoa. Eu espero que esta composição ajude a fazer algum sentido no esclarecimento desse assunto.
Particularmente, vamos explorar um texto de magia obscuro do final de 1600 intitulado “O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, o Mago” (em seguida chamado “o Livro de Abramelin”). Este pequeno folheto - disponível em qualquer livraria ou on-line (Dover Publishing ISBN 0-486-2311-5.) - revela um procedimento ritual pelo qual um aspirante espiritual poderia preparar para invocar e unir-se com o seu próprio Santo Anjo Guardião. S.L. Mathers traduziu o livro de uma cópia francesa em finais do século 19, e desde então o Santo Anjo Guardião disseminou-se em muitas áreas do misticismo Ocidental moderno. Enquanto alguns aspirantes evitaram a filosofia espiritual Judaico-cristã dentro do texto, o conceito do Santo Anjo Guardião e a importância vital de obter contato com esta entidade teve uma tremenda influência no Hermetismo, no Rosicrucianismo e no Neopaganismo.
Supõe-se que o contato estabelecido com o Anjo da guarda é um empreendimento perigoso para o aspirante que está tentando invocar a mesma Voz de Deus na sua própria vida. Ainda, em cima disto, promete o livro mais adiante que - tendo obtido a cooperação do Santo Anjo Guardião - o aspirante pode continuar estabelecendo controle daí para diante, sobre todos os espíritos da natureza e infernais. É desnecessário dizer, que o Livro de Abramelin foi o material de fábulas no estilo de Lovecraft, e de lendas urbanas são fáceis de achar cercando o texto. Tentar a magia e falhar (e assim tornar-se insano) é uma das armadilhas mais famosas. Os talismãs na parte de final do livro, dizem, tendem a trabalhar por sua própria vontade. Apenas possuir uma cópia do texto, nós fomos advertidos, pode atrair desassossego espiritual ou até mesmo demônios hostis para sua casa!
É um alívio que poucas destas lendas obscuras sobre possuir, estudar, ou usar o livro se mostraram como verdades. Então, nós estamos livres para explorar o assunto de Abramelin e o Santo Anjo Guardião (ou "SAG") de várias perspectivas diferentes. Primeiro, daremos uma olhada no Livro de Abramelin - sua história, conteúdo, e uma análise breve do próprio Rito de Abramelin. Então, nós vamos voltar atrás no tempo para explorar o conceito do Guardião - dos professores do espírito mais antigos e Deuses Protetores para os Gênios ou Daemons da filosofia Platônica. Isto nos conduzirá numa discussão sobre filosofia Gnóstica clássica e como se assenta no conceito do Santo Anjo Guardião. Finalmente, oferecerei outra análise breve do conceito de SANTO ANJO GUARDIÃO – dessa vez usando a Qabalah, que é mais familiar para meus companheiros, estudantes do misticismo Ocidental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário