Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mas qual é o dia do Maçom?

Teatro do dia do maçom


Uma conversa no Oriente eterno, do Ir.: Gonçalves Ledo, do Ir.: Barao do Rio Branco e do Ir.: George Washington.

Nesse meio a discursao, sobre o dia do Maçom. Um defende o dia 09 de setembro, o segundo o dia 20 de agosto, e o ultimo dia 22 de fevereiro.

Meio ao tema a conversa dos IIr.:, explica-se sobre as diferentes tnterpretações das diferentes datas. Mostrando a defesa, no final, impõe o fim da discursao com Sabedoria dizendo que o dia do maçom é todos os dias.

Legenda

1 – Barão

2 - Ledo

3 - Washington

Narrador: Num dia desses em algum lugar do Oriente eterno, estavam 02 ilustres IIr.: conversando sobre o Dia do Maçom. Um deles era o Ir. Gonçalves Ledo, e o outro, Ir. Barão do Rio Branco. Assim seguia o diálogo.

2: - Bom meu Nobre Ir.: Barão do Rio Branco, você causou uma grande confusão lá no Outro Oriente...

1: - Que isso meu amado Ir.: Gonçalves Ledo, pelo que a tamanha confusão que me acusas.

2: Ora meu Ir.: Barão, não sabes até hoje o que errastes em seu tempo de liderança na Sublime Ordem?

1: Não, meu Ir.: Ledo, fiz tudo que estava a meu alcance para servir a nossa Pátria, a nossa Ordem e ao GADU. Todavia meu Ir.:, o que fiz de tão grave?!?

2: Ora meu Ir.:, não soubestes ler uma ata de Minha Loja.

Narrador: Enquanto seguia esse dialogo, aproximava-se daquele local, um outro Ilustre Ir.:, ninguém menos, que George Washington, que observava os dois famosos Pedreiros livres. Seguindo o Diálogo.

1: Não compreendo, Ir.: Ledo. Sou um homem com uma cultura, um ser letrado, como não soube ler a ata do meu Ir.:?

2: Não, não soube. Lembra de uma ata de minha loja datada no 20º dia do 6º mês do ano de 5822.

1: Sim, lembro meu amado Ir.: Ledo, continue...

2: Então, meu Ir.: Barão, vc ao ler a minha ata desse dia, interpretou equivocadamente.

1: Não é possível, essa data é tão especial é a ata que as Lojas "Comércio e Artes", "União e Tranqüilidade" e "Esperança de Niterói", em sessão conjunta, proclamaram a Independência do Brasil . Tanto que meu amado Ir.: Ledo, ficou instituído o dia Do Maçom no Brasil. O dia 20 de agosto, vigésimo dia do sexto mês, dia tão importante para todos nós. Onde está o erro nisso.

2: O erro amado Ir.: Barão, é que 20º dia do 6º mês era do calendário maçônico, vulgo hebraico. E não o gregoriano, como baseou sua interpretação.

1: E qual a diferença meu Ir.: Ledo, não são iguais ou parecidos?

2: Não, O calendário maçônico deve ser baseado no hebraico, que é lunosolar, porque misto, ir.: barão?

1: Passo essa Ir.: ledo, continue sua explanação que está interessante.

Narrador: Enquanto isso Washington ouvia atentamente esse diálogo a uma certa distância.

2: Pois bem, Ir.:, é que tal calendário foi fundado no movimento do sol e nas fases da lua. No entanto, é muito complexo. Por essa razão, a da complexidade, desvirtuou-se, surgindo alguns calendários "maçônicos" de simplificação.

1: Não ledo, agora vc está equivocando meu Ir:., há mais de um? Não entendo.

2: Calma barão eu explico. Há 03 versões.



– um similar ao hebraico, cujo primeiro mês começa a 21 /março e vai até 20/abril, e

assim sucessivamente, adicionando-se 4.000 ao ano civil (deveria ser 3760 anos,

como no hebraico verdadeiro);

– – outro, também similar ao hebraico, porém mais simplificado, começando o ano em março, mas no seu 1o. dia, adicionando-se então mais 4.000 anos;

– – - finalmente, o mais simplificado de todos, em quase tudo igual ao gregoriano, pois também começa a 1o. de janeiro, diferenciando-se apenas pelo acréscimo dos mesmos 4.000 anos, e que hoje é usado em quase todas as lojas, com a expressão final "de ano da V.L.", que de verdadeiro não teria nada.



1: Então Ledo, não houve equivoco de minha parte, usei este ultimo. 20 de agosto é o dia.

2: Não Barão, é 09 de setembro.

1: Estou falando Ledo que vc está equivocado Ir.:

2: Por quê?

1: Como vcs proclamaram algo 02 dias depois que D.Pedro proclamou o ato de Independêcia?

2: Meu amado Barão, Os fatos da referida Sessão são verdadeiros e merecem a importância que realmente possuem, concorda?

1: Sim continue meu Ir.:

2: Pois bem, no dia 9, ainda não se tinha conhecimento dos acontecimentos do dia 7 de setembro, em S. Paulo, quando o príncipe-regente, no teatral gesto que a história registrou, proclamou a independência, na colina do Ypiranga. Mas a verdade histórica tem que ser reposta.

1:Hum, parece-me correta essa sua colocação, mas nenhum Ir.: sabia, estranho.

Narrador: Vale lembrar aos IIR.: que nessa época não tinha “Telefone”, nem o Email.(RISOS).

Nessa hora Washington resolver interceder na conversa.

3: Com licença, Ilustres IIr.:, não pude deixar de ouvir a conversa de vcs.

1 e 2: Não, tudo bem.

3: Ora IIr:., esse embate não motivo, pois em 1994, os Grãos mestres das Grandes Lojas das Américas e da Europa, fixaram o dia 22 de fevereiro, o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM.

1: e pq o dia 22 de fevereiro???

3: Veja bem, meus amados IIr.:, Porque foi no dia 22 de fevereiro de 1.732, em Bridges Creek, na Virgínia (EUA), que nasci nos Estados Unidos.

Nasci, pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos - o que ocorreu em 23 de abril de 1.730, no estado de Massachussets – Assim fui iniciado a 4 de novembro de 1.752, na "Loja Fredericksburg nº 4", de Fredericksburg, no estado da Virgínia; elevado ao grau de Companheiro em 1.753, e exaltado a Mestre em 4 de agosto de 1.754. Em 1.783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, coloquei a primeira pedra do Capitólio - o Congresso norte-americano – apresentei-me com todos os meus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom. Assim, anunciava ao meu país que seu 1º presidente era um Homem livre e de bons costumes.

1: Explicado meu Ir.:

2: Como se vê, a criação do DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM representou uma homenagem mais do que justa a um grande maçom, além de também ser historicamente pertinente.

1: É, Mas e agora, Ir.: Ledo, como fica a tal Data?

2: Complicado em Barão, continuo que deve ser 09-setembro, pois vc interpretou a minha ata.

3: Ora, meus IIr.:, por que não façamos o seguinte, porque não comemora o dia NACIONAL do Maçom no dia 20 de agosto mesmo, como vem sendo feito, e os profanos já estão acostumados, mas não esqueçamos do dia 09 de setembro também.

3: O que acham?

1: Interessante...

2: É ...

3: Vejam, meus IIr.:, O Maçom, por princípio, não deve ter um dia específico para agir maçônicamente. Todos os dias são Dias do Maçom, pois a construção do Templo Interior é um trabalho árduo, diuturno e que leva uma vida para ser concluído.

2: É Ir.: George, vc tem razão.

1: Tenho uma sugestão Ledo, podemos comemorar, tanto o dia NACIONAL bem como o INTERNACIONAL, em homenagem ao grande Washington. Assim temos dois dias para lembrarmos desses fatos maçônicos.

2: Bom, o importante é a harmonia, e os IIr.: reunidos.

3: Bem, pessoal conte-me mais da Maçonaria Brasileira.

1: Ah, essa é uma grande história meu Ir.: YANKEE.



:.FIM.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares