Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bode e a Maçonaria - parte 07


Versão Escocesa ou Medieval:


Esse Relato advém da Idade Média, onde o Bode era o símbolo do Judaísmo. Assim, judeus e os maçons(segundo a Igreja, praticantes de seita judaica) eram entendidos como seres demoníacos. Deste modo, era de costume castigar os judeus(entendam maçons) acusados de práticas heterodoxas, fazendo-os circular montado sobre um Bode. Castigo esse, reservado apenas ao criminosos e inimigos do Estado. Por vezes, esses castigados empunhavam cornos e barbichas de bode, e de acordo, com tradição popular, dizia-se que o seu cheiro tinha o odor nauseabundo exalado por esse animal. A sua associação a este animal e por conseguinte ao Demônio, era de tal forma Poderosa que, em 1267, o Concílio de Viena obriga a todos os tais praticantes, ao uso de um chapeu pontiagudo como um corno – o pileum cornutum.




A própria iconografia da época demonstra esta aversão e perseguição aos Bodes. Logo, éramos conhecidos como bode, aquele que representa o Diabo, segundo a Igreja Romana. Comprovamos isso verificando através dos dizeres da Igreja Católica(Instituição que dominou a política da era medieval). Ensinavam em seu catecismo, que aqueles que aceitavam Cristo, eram ovelhas, assim Cristo veio para separar as ovelhas dos bodes, os condenados, isso iria ocorrer no Juízo Final. Assim, a Igreja Romana sendo mais forte até que o próprio ESTADO constituído, dominou a opinião da massa ensinando que tais integrantes da sociedades eram bodes, elementos ruins a ser execrados da sociedade.


Continua na Conclusão

Ir.: Fernando Mendes

                                                                           .:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares