Devemos nos situar, pois, nessa época crucial da história da Europa e do
Ocidente que foi, sem dúvida, a Idade Média. Ali encontramos aos grêmios, ou
agrupamentos de construtores conhecidos como os free-masons ou
franc-maçons , que por estarem isentos do imposto alfandegário podiam
viajar e deslocar-se livremente por todos os países da cristandade. Dessa
liberdade de movimento é que lhes era dado, em parte, o nome de
"franc-maçons", que quer dizer "pedreiros, ou construtores, livres".
Dissemos "em parte", porque, como acertadamente escreve Christian Jacq: "O
franc-maçon é o escultor da pedra franca, ou seja, da pedra que pode ser
talhada e esculpida... O 'maçon franco' é, sobretudo, o artesão mais hábil e
mais competente, o homem que é livre de espírito e que se libera da matéria por
sua arte... Em numerosos textos medievais, o franco-maçon é oposto ao simples
pedreiro, que não conhecia a utilização prática e esotérica do compasso, do
esquadro e da régua". Assim, pois, esses "maçons francos" possuiam seus
mistérios iniciáticos e suas técnicas do ofício relacionadas com a construção, e
expressavam na ordem concreta das coisas a realização efetiva desses mistérios.
Em grande medida, os maçons operativos haviam herdado essas técnicas diretamente
dos Collegia Fabrorum romanos, ou seja, dos agrupamentos de construtores
e artesãos cujas origens remontavam ao legendário rei Numa. Assim como ocorreu
com a Maçonaria, os Collegia Fabrorum também recolheram a herança
simbólica de tradições desaparecidas, a mais notável das quais foi a tradição
Etrusca, cuja cosmologia passou ao Império Romano através desses colégios. É
interessante ressaltar que os Collegia Fabrorum veneravam muito
especialmente ao deus Jano Bifronte, chamado assim porque possuia dois rostos,
um que olhava para a esquerda (ao Ocidente, ou lado da escuridão), e outro para
a direita (ao Oriente, ou lado da luz), abrangendo dessa maneira o mundo
inteiro. Se bem que o simbolismo pertencente a esta divindade romana seja
bastante complexo, sabe-se com segurança que estava relacionada com os mistérios
iniciáticos, concretamente com os ritos de "passagem" ou de "trânsito". Na
Maçonaria operativa medieval esses mesmos atributos passaram a fazer parte dos
dois São João, cujo nome é idêntico ao de Jano. Mais ainda: através dos
Collegia romanos, a Maçonaria recebeu (entre outras fontes de
procedências diversas) a cosmologia dos pitagóricos, baseada, como já se
mencionou, nas correspondências simbólicas dos números e da geometria, ciências
e artes sagradas que precisamente têm na arquitetura suas aplicações mais
perfeitas. Entre os personagens conhecidos que facilitaram esse trabalho de
transmissão da cosmologia pitagórica (e também platônica) ao período Medieval,
merece destaque, no século VII, Boecio, chamado o "último dos romanos" e autor
da Consolação da Filosofía. Os estudos de Boecio sobre astronomia, geometria,
aritmética e música, foram realmente decisivos para o enriquecimento das "sete
artes liberais", divididas no trivium e no cuadrivium, de suma
importância nos ensinamentos da maçonaria operativa. Por outro lado, a filosofía
de Boecio influenciou notoriamente a literatura e o pensamento esotérico da
Maçonaria tradicional dos séculos XVIII e XIX, por exemplo em autores como Louis
Claude de Saint Martin e José de Maistre. Seguindo com esta ordem de idéias,
existiu uma lenda difundida entre os maçons de língua inglesa, segundo a qual um
tal Peter Grower, originário da Grécia, trouxe aos países anglo-saxões
determinados conhecimentos relativos à arte da construção. Alguns autores, entre
eles René Guénon, afirmam que este personagem, Peter Grower, não era senão
Pitágoras, ou melhor, a ciência dos números e a geometria que através dos
pitagóricos foram introduzidas nas ilhas britânicas, ao mesmo tempo que em todo
o continente. No mundo da Tradição muitas vezes os nomes das pessoas, sejam
históricas ou lendárias, designam, mais que os próprios personagens, os
conhecimentos que eles transmitiram e que, com frequência, se transmitiram por
meio das escolas ou confrarias que fundaram. É o que, de certo modo, ocorre com
o matemático grego Euclides, que é mencionado nos "Antigos Deveres" -Old
Charges- (que representa uma série de documentos e escritos da Maçonaria
operativa onde foram definidos alguns eventos relacionados com a história
sagrada da Ordem maçônica). Em um desses documentos, o manuscrito Regius, se faz
alusão a Euclides como o "pai" da geometria, enfatizando-se que esta não designa
senão a própria Maçonaria. Em outros manuscritos se diz que o mesmo Euclides foi
discípulo de Abraão, o que, do ponto de vista da cronologia histórica é
totalmente sem nexo, pois, como se sabe, Euclides viveu no Egito durante o
século III a. C., e Abraão aproximadamente dois mil anos antes. Mas, tendo em
conta de que se trata de história sagrada, e não simplesmente profana, o que em
verdade se quer dizer com esta lenda é que Euclides foi o discípulo que recebeu
o saber que o Patriarca encarnava, que era em si o monoteísmo hebraico em sua
expressão cosmogônica e metafísica.5 Resumindo, em
realidade tudo isso refere-se a uma transmissão de caráter sagrado efetuada da
tradição judia para a Ordem maçônica, o que equivale a uma autêntica
"paternidade espiritual". Seja como for, o legado da cosmologia greco-romana
unida à espiritualidade cristã, deu como resultado a criação da catedral gótica,
edificada pelos grêmios de construtores. Uma catedral, ou um monastério, é um
compêndio de sabedoria; nela, gravada na pedra, se materializam todas as
ciências e todas as artes, assim como os diferentes episódios bíblicos que fazem
a história da tradição judaico-cristã. Ali aparecem os diversos reinos da
natureza, o mineral, o vegetal, o animal e o humano, da mesma forma que as
hierarquias angelicais que circundam o trono onde mora a deidade. Tudo isso
converte a catedral em um livro de imagens e símbolos herméticos reveladores da
estrutura sutil e espiritual do cosmos. Essas colunas que se elevam
verticalmente até outro espaço, unindo a parte inferior (a terra) à superior (o
céu), esses arcos e abóbodas que se assemelham a cristalizações dos movimentos
circulares gerados pelos astros, essa luz solar que ao penetrar através do
colorido policromado dos vitrais se transforma em um fogo sutil que a tudo
inunda; todo isso, dizemos, nos permite reconhecer a existência de um espaço e
um tempo sagrados e significativos. Este conjunto de equilíbrios, módulos e
formas harmoniosas (que por refletir a Beleza da inteligência divina se
constitui em "resplendor do verdadeiro", como diria Platão) se gera a partir de
um ponto central, que, por sua vez, é o "traço" de um eixo vertical invisível,
mas cuja presença é onipresente em todo o templo. Este ponto central não é senão
o "nó vital" que promove a coesão do edifício inteiro, e para onde conflui e se
expande, como se se tratasse de uma respiração, toda a estrutura do mesmo. Tal
"nó vital" era bem conhecido pelos mestres de obra, que viam seu reflexo no
umbigo, sede simbólica do "centro vital" do templo-corpo humano. Essa estrutura
do cosmos-catedral, imperceptível aos sentidos comuns, se percebe graças à
intuição intelectual e às formas visíveis do céu e da terra, que estão
simbolizadas pela abóboda e pela base quadrangular ou retangular,
respectivamente. Daí que a Maçonaria conceba o cosmos como uma obra
arquitetônica, e, a divindade, como o Grande Arquiteto do Universo, também
chamado Espírito da Construção Universal em outras tradições.
Bem Vindo!!!
Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.
Trabalhem para a Grande Obra.'.
Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.
Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.
Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.
Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.
"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"
Trabalhem para a Grande Obra.'.
Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.
Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.
Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.
Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.
"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. O nome vem do g...
-
Após ter completado 06 meses de Mestre Maçom, o candidato aos altos graus do REAA, do Supremo Grande Conselho do Grau 33 do Brasil, ...
-
PORQUE OS MAÇONS DEVEM USAR ROUPAS PRETAS! Vimos que as superfícies brancas funcionam como um espelho, refletindo totalmente a l...
-
LÍNGUA MAÇÔNICA. por Irmão Quirino Será que o Irmão Quirino vai discorrer sobre o órgão muscular relacionado ao sentido do palad...
-
S. André, 1º discípulo. 1. História - Era um dos Apóstolos de Jesus, o Nazareno. - Após a dispersão dos apóstolos, evangelizou pela A...
Contato
Envie-nos sua opinião!!!
cavaleirosdesantoandre@bol.com.br
No Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Cavaleiros-Templ%C3%A1rios-de-Santo-Andr%C3%A9/255845254480662
Obrigado!!!
cavaleirosdesantoandre@bol.com.br
No Facebook:
http://www.facebook.com/#!/pages/Cavaleiros-Templ%C3%A1rios-de-Santo-Andr%C3%A9/255845254480662
Obrigado!!!
Maçônicos
Capítulo Fraternidade nr 17 - Maçons do Real Arco de Juiz de Fora
Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República do Brasil
Cavaleiros de S. André
Masonic World
Capítulo Demolay nº33 Juiz de Fora
BRASIL
GLM Minas Gerais
Lojas Maçônicas Brasileiras
AFRICA
Grand Lodge of South Africa
Grand Lodge of Togo
Grand Lodge of Benin
AMERICA DO NORTE
Grande Lojas Norte-Americanas
Lojas Maçônicas Norte-Americanas
Grand Lodge of Canadá
AMERICA LATINA
Gran Logia de la Argentina
Gran Logia del Peru
Gran Logia del Uruguay
Gran Logia del Chile
Gran Logia of Bolivia
ASIA
Grand Lodge of Turkey
Grand Lodge of Israel
Grand Lodge of India
Grand Lodge of Iran
EUROPA
Grand Lodge of England
Grand Lodge of Scotland
Grand Lodge of Ireland
Grande Loja Legal de Portugal
Gran Logia del Espanha
Grand Lodge of France
Gran Loggia Regolare Italia
Grand Lodge of Belgica
Grand Lodge of Netherlands
Grand Lodge of Austria
Grand Lodge of Germany
Grand Lodge of Switzerland
Grand Lodge of Czech Republic
Grand Lodge of Polsk
Grand Lodge of Malta
Grand Lodge of Grecia
Grand Lodge of Serbia
Grand Lodge of Romania
Grand Lodge of Bulgary
Grand Lodge of Russia
Grand Lodge of Lithuania
Grand Lodge of Norway
Grand Lodge of Finland
Grand Lodge of Sweden
OCEANIA
Grand Lodge of South and NorthEast of Australia
Grand Lodge of Fillipinas
Grand Lodge of New Zealand
BRASIL
AFRICA
AMERICA DO NORTE
AMERICA LATINA
ASIA
EUROPA
OCEANIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário