Bem Vindo!!!

Seja bem-vindo a compartilhar conosco, idéias e informações sobre o legado deixado dessa Magnífica Ordem.

Trabalhem para a Grande Obra.'.

Estudem suas Ordens Iniciáticas e Filosofia.

Façam o seu papel, critique e apresente suas ideias sobre o nosso cotidiano no Mundo.

Deixe sua sugestão, pergunta ou comentário.

Além disso, conheça mais o legado das demais Ordens herdeiras das tradições Templárias, a Maçonaria.:, RosaeCrucis.:, Golden Dawn:., Thelema:.,Sistemas herméticos e esotéricos.

"Gloria in Excelsis in Deo Et in Terra Pax Hominibus Bonae Voluntatis"

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Liderança

Liderança




"Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha." (Provérbio Árabe)



Caros Filhos da Viúva,

Ao pensar sobre o tema proposto, vem primeiramente à mente, vultos da história geral, devido à minha educação Espartana. Logo, encaro este atributo como algo de extrema importância para NÓS, filhos da Luz. Entretanto, esse adjetivo que era restrito a grandes Homens, ficou banalizado. Pois, hoje, todo tolo que exerce cargo chefia é líder.

Contanto, não irei descrever nas próximas linhas, a fórmula ou maneiras de obter tal atributo, pois seria muita pretensão deste ETERNO APRENDIZ. Todavia buscarei mostrar que temos que buscar desenvolvê-lo, porque só assim e somente assim, poderemos obter a força que tínhamos na época da Monarquia e o Início da República, logo, retomar o nosso merecido lugar, que é guiar nossa Pátria ao Progresso. Pois:

"Líderes são os guardiões dos ideais de uma nação, das crenças que ela cultiva, de suas esperanças permanentes, da fé que faz uma nação de um mero agregado de indivíduos." (Walter Lippmann)

Para readquirir a referida posição, lógico, que temos que continuar a edificar os nossos Próprios Templos nas Oficinas do Construtor do Rei, para que possamos levar ao próximo estas virtudes através da ação dos nossos Exemplos. Logo:

"O líder que exercita o poder com honra, trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio." (Blaine Lee)

Liderança pode ser inata ou adquirida. A Inata é a mais conhecida, não existe esforço pelo homem que a possui, é um dom natural. Vemos esta principalmente na antiguidade, onde para ser líder era ser o mais forte ou mais Hábil. Logo, O OUSADO que enxergava mais “longe” que os demais. Conhecemos inúmeros exemplos: Aquiles, Anibal, Gengis Kahn. A adquirida, o homem lapida-se, busca o auto-aperfeiçoamento. Mesmo que sua liderança seja inata, este busca, através da sabedoria e aprimoramentos de seus bons costumes, expandi sua persuasão sobre os demais. Dentre esses “aperfeiçoados” destaco Alexandre, o Grande; e Saladino. Líderes que eram instruídos em filosofia e estratégia. Alexandre teve como mestre Aristóteles, que dispensa apresentação. Tinha uma capacidade sobrenatural para comandar Exércitos. Já Saladino, extremamente culto, com seu legendário cavalheirismo, fervor religioso e suas inquestionáveis habilidades bélicas fizeram dele o líder mais valoroso para os Muçulmanos.

Cabe ressaltar, que a partir do ponto que é imposto um líder por quaisquer causas relacionadas, passou a ser chefe, cacique ou algo do gênero. Líder, não é imposto é algo natural. Surge como uma luz a ser seguida. Destaca-se não pela eloqüência, ou fútil demonstração de conhecimento, mas sim, pela correção de atitudes, por ser um elemento integrante a um meio social comum. Ainda, um homem virtuoso, onde a palavra Equilíbrio é uma constante em sua Jornada. Relato como exemplo, MOISÉS, que apresentava um problema de fala devido a um fato de sua infância e tinha como porta-voz seu Irmão ARÃO. Contudo apesar de suas falhas em sua vida, neste Or.:, foi o escolhido a liderar e conduzir o Povo de Jeová a Terra Prometida. Devido suas virtudes que detinha.

Em contrapartida, destaco a existência dos “Falsos Líderes”, aqueles que utilizaram de sua arte de clamor, de manipulação de massa, para atingir fins sórdidos. Esses meros mecanismos psicológicos de metodologia de Grupo, que imprimiu a uma massa carente de uma Identidade, um destino obscuro. Destaco entre tais líderes Hitler, Otto Von Bismarck, Hugo Chavéz, demais caudilhos espalhados pelo Mundo. O que há de comum entre eles? Foi a apelação para força para manter sua VAIDADE em voga.

Líderes surgem através dos desafios do cotidiano. Com AÇÔES, não só pelo conhecimento ou experiência, pois essas, quando não aplicadas em prol do grupo, não têm serventia.

Um Líder ama, serve, trabalha, aprende, ensina, repreende, elogia, adapta-se, observa e reflete. Reflete principalmente sobre sua posição perante o grupo, para que sua vaidade não tome conta de sua percepção.

O mais caro exemplo disso é o nosso Patrono São João Batista. Onde a vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em sua pessoa e pode ser comprovado pelos relatos dos Evangelhos de nosso Livro da Lei. Por sua austeridade e fidelidade , ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27). E quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).

Então, se utilizarmos as ferramentas que o G.: A.: D.: U.: nos concedeu através de seus Arquétipos, e CONSOLIDARMOS os nossos Templos à Virtude, alcançaremos subsídios básicos para LIDERAR. Liderar é um verbo, é ação. Então aja, transforme o que está em nosso redor. Em nossas Guildas de Pedreiros, em nossos lares, aja em prol do seu próximo e assim encontrará o caminho da liderança, por conseguinte, a Senda da Imortalidade.

" O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco; o que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal."

(Albert Pike )


FM-oc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares