A Operação de Abramelin não pode ser executada no mundo moderno de hoje!
Certamente, tal feito teria sido possível para um médico afortunado e um conselheiro político na Europa medieval. Abraham, o judeu, poderia tirar umas férias estendidas do trabalho, poderia alugar uma casa num local afastado do país, e poderia executar seu próprio retiro espiritual. Porém, uma vez que não podemos nos afastar do trabalho e podemos alugar um local para viver como um monge durante seis meses, aquelas regras de Abramelin são uma opção. Isto deixa o texto pouco mais que uma curiosidade histórica.
Poucas pessoas sabem disto, mas Abraham, o judeu se dirige a este conflito no Livro de Abramelin:
Quanto ao regime de vida e ações, deveis atentar para vosso status e condição. Se vós sois vosso próprio senhor, tanto quanto estiver em vosso poder, libertai-vos de todos os negócios... Busque retirar-se então até onde for possível... (Livro II, Ch. 7, p.67)
Muito embora o melhor conselho que posso dar é que um homem deveria se retirar para um deserto ou um lugar ermo, até que o tempo de seis Luas destinado a esta operação fosse completado... agora isso é dificilmente possível; e deveis acomodar-vos à era (em que vivemos); e não podendo fazer de um modo, devemos tentar de outro; e atêrmo-nos apenas às coisas Divinas. (Livro II, Ch. 10, p.72)
É o que está lá. Abraham, o judeu, nos assegura que está nos dando a Operação em sua "melhor versão", mas que deve ser adotada “de acordo com seu status e condição", isto é, deve ser adaptada. Se você não é seu próprio Mestre (i.e. – auto-suficiente), continue trabalhando, então, é claro! Mas irá simplesmente trabalhar em casa durante seis meses.
O fato é que o processo de Abramelin não é tão sem igual na espiritualidade Ocidental. Na realidade, representa um sistema de iniciação que foi conhecido em quase toda cultura ao redor do mundo - de práticas de Xamânicas antigas até as Fés de Templo mais elaboradas. Da mesma maneira que Abraham sugere relativo a Abramelin, a iniciação sempre se adaptou ao tempo e colocou em qual momento deve ser executada. Por exemplo, para este mesmo dia, a fé afro-cubana de conservas de Santeria uma iniciação chamada"Oxá" - durante qual o iniciado é diretamente hipotecado com os Deuses Protetores (Orixás). Abramelin guarda algumas semelhanças notáveis com este Rito de Oxá, como também às muitas outras "versões" desta cerimônia unindo o humano ao celestial ao redor do mundo. Centenas de homens e mulheres sofrem Oxá todos os anos, e sua complexidade, comprimento e despesa (!) longe de exceder em valor qualquer coisa que um aspirante de Abramelin tem que dispender.